Inúmeros são os artistas, músicos, pintores, escritores que falam de diversas formas as impressões que têm desses seres encantados. Filhos e filhas de Yemanjá tem suas próprias características e todos têm em comum o lado maternal, o cuidar, acalentar, abraçar o outro.
Sereias são seres complexos na sua essencialidade e simples de personalidade, elas são mães e amantes, são curiosas, dedicadas ao seu bando, uma sereia nunca está sozinha, é impossível para ela ter uma vida solitária.
Todo mito falado sobre, ou elas são abençoadas ou amaldiçoadas por cantarem e encantarem os marujos que navegam por suas águas. Encantados por sua forma e capacidade de nadar e cantar, amaldiçoados pelo mesmo canto e transe causado nos homens; mas será que são apenas os homens que elas encantam? Acredito que não, penso que encantam também as mulheres por seus corpos esculturais, cabelos emaranhados e ainda assim belos. Como são seres desprovidos das leias humanas não há regras para seu amor, pois elas amam todas as criaturas e todas as formas que se apresentam e fazem seus olhos brilhar, elas são encantadas por si mesmas e pelo mundo a sua volta.
Elas percorrem todo o oceano, não há limites de espaço para elas, elas conhecem o que não nos são possíveis os abismos e as maiores belezas da vida marinha.
As sereias são uma das muitas formas da mulher selvagem. Elas têm tudo o que nós gostaríamos de ter, e realmente temos, mas o cotidiano e regras que vivemos nos impede de notar isso, suas formas sensuais, lânguidas, seu sorriso ingênuo e quando quer maléfico ou sedutor, sua voz macia para atrair, seus cabelos desordenados e sensuais, elas são o perfil exato do que é selvagem e livre, do que vive para sentir-se VIVA!
Quais as mensagens que as sereias podem nos acrescentar? Quais são seus ensinamentos? Suas lições?
Elas são o tudo e o todo da feminilidade
Não são borboletas porque estas se transformam no decorrer da vida, já as sereias são a própria metamorfose nascida.
Eileen