quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DEUSA MADRINHA DE 2013


 
Morgana – Eu termino para que eu possa recomeçar

Morgana, também conhecida como Morgana Le Fay, é uma rainha das fadas e feiticeira da lenda do rei Artur. Ela é uma das três mais velhos meias-irmãs para Arthur que são as filhas de Ygraine e Gorlois, sendo as restantes Morgause e Elaine. Morgana odiava seu meio-irmão Arthur quase desde o dia em que nasceu, e as lendas estão cheias de suas tentativas de levar a sua queda. Como Vivian, ela disse ter sido um aluno de Merlin, e ela está muito associado com a ilha mágica de Avalon.

Avalon, que significa "Árvores da Apple," é uma ilha paradisíaca do tipo mágico ou terra alegre dos mortos, que é geralmente descrita como uma ilha dos mares do oeste, e Morgana pode ter sido originalmente uma deusa do mar. Avalon também é identificada com Glastonbury, um grande monte ou tor na atual Somerset Inglaterra, que em galês moderno é chamado Ynis Afallach, "Ilha das Maçãs". (Glastonbury Tor era uma vez uma ilha em um lago pantanoso raso antes que a terra foi drenada). Um nome anterior era para Ynys Wydrin, ou a "Ilha de Vidro" (embora, estranhamente, o Inglês palavra "Glastonbury" não é uma tradução), e de vidro é uma substância associada na mente celta com o Outro Mundo. Muitas lendas falam de castelos fantásticos ou torres de vidro, ou seja, feita a partir de ar ou água do mar, e os castelos do outro mundo são frequentemente dito ser ilhas do mar ou do céu, como Caer Arianrhod.

A lenda irlandesa de Emain Ablach é um antecedente provável para Avalon. Emain Ablach (Ablach significa "maçãs" em irlandês) foi outro mágico Outro ilha no mar da Escócia, que se dizia ser a casa de Manannán mac Lir, o deus do mar.

Morgana está muito provavelmente relacionado com a Morrigan, a deusa celta tríplice da batalha e da sexualidade, cujos três aspectos são nomeados (geralmente) Macha, Badb, e Nemain. Morgana com seus poderes obscuros e projetos para a morte de Arthur pode ser visto como o aspecto de morte ou anciã de uma deusa tríplice, com Morgause como a Mãe (de Mordred por seu meio-irmão de Arthur, assim como a mãe de Gaheris e Gawain), com Elaine (uma figura sombria), talvez como o Maiden. Epíteto de Morgana "le Fay" se traduz em "Destino" (ou "a fada", ela mesma derivada de "destino"), novamente alinhando-a com uma Deusa do fim dos ciclos.

E começos. Para que Morgana está sempre tentando destruir Arthur, ela também tem poderes de cura, e no final ela leva Arthur para Avalon, para ser curado de suas feridas. De acordo com a profecia, Arthur vai acordar, renascido, de um sono encantado de voltar à Grã-Bretanha na época de sua maior necessidade. Seu antecessor Argante, chamada rainha de Avalon em lendas anteriores, também foi famoso como um curandeiro.

Este cartão em uma leitura indica grande magia e o fim (e início) de um ciclo. A situação pode provocar raiva e pensamentos de vingança, tentar acessar os seus grandes poderes de cura neste tempo tentando, e apontá-los em primeiro lugar, sobre si mesmo.

Os nomes alternativos: Morgan, Morgan le Faye, Morgain la Fée, Morgana
fonte.: tradução automatica de http://www.thaliatook.com/AMGG/morgana.php